sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Augusto ...hoje é sua vez !!!






Demorou mas chegou, depois de quase 1 mês que as aulas começaram por aqui, enfim ele foi chamado pra ir pra escola.
Foi grande a espera e a expectativa, Augusto é sem sombra de dúvida meu filho mais difícil de lidar .... genioso, teimoso, orgulhoso ....mas um amor de criaturinha e de coração maior que o mundo, você só tem que saber levá-lo, e isso é uma coisa que aprendi nesses 7 anos de convivência com ele.
Fomos chamados pra conhecer a escola na quarta pra ele começar na quinta.
Correia total, vai comprar uniforme, lancheira, roupas de educação física... (não havia comprado nada, porque cada escola usa uma cor diferente e tem regras diferentes) e como ele gostou dessa correria, fez questão de experimentar todas as roupas e pediu pra tirar uma foto na loja mesmo pra mandar pro pai pelo whatsapp.
Esse período que passamos juntos foi muito bom, pois ele percebeu que não é legal ficar fora da escola (ele nunca foi muito chegado!!), viu que os irmãos chegavam animados contando mil histórias e fazendo amigos e ele ...nada !!
No começo ele curtia, pois tinha uma mãe pra chamar de "sua"totalmente disponível pra ele, tínhamos nossos segredos das tardes que era sempre comer uma coisinha gostosa e assistir algum desenho,mas com o tempo foi perdendo a graça e várias vezes o peguei com os olhinhos perdidos, sem querer nem jogar video game e nem ver televisão.
Na quarta fomos visitar a escola e conhecer a professora, infelizmente não é a mesma da Manu, o que me facilitaria a vida demais, mas agora o que realmente interessa é ele estar numa escola e a dele é tão linda quanto a da Manu e a professora um doce de criatura.
Quando ele se deparou com o que vinha pela frente, ele recuou, mesmo estando morto de vontade de explorar esse novo mundo, sua reação foi de reclusão, não quis falar com a professora, não queria nem entrar na escola.
Nosso dia se passou arrastado, pois a ansiedade tomava conta e eu queria estar dentro da cabeçinha dele pra saber o que se passava, quantas dúvidas, medos e anseios poderia estar ali ???
Não foi fácil ele dormir, tive que deitar com ele, conversar muito, prepará-lo para o dia seguinte.
Manuela como um anjo, já com a luz apagada, fala bem assim pro irmão:
-Gu, não precisa ter medo, você vai adorar a escola, lá é muitooooo legal e você vai ser mais feliz do que eu, porque você vai levar lanche e eu tenho que comer a comida da escola !! (rsrsrsrs!!! pra eles a alegria depende muito do que vai comer!!)
A manhã não foi mais fácil que a noite ....foi difícil tirá-lo da cama, mas com muita conversa e a promessa de um super lanche, consegui.
Dava pra sentir no ar a mistura de excitação, ansiedade e medo.
Chegou a hora !!! Não dava mais pra adiar.
Foi pro carro como um boi que vai pro abatedouro .... empurrado !!
E eu, a mãe mais doida por fotos que conheço, não consegui tirar uma se quer .....
Fomos só nós 2, o caminho é curtíssimo, nem 5 minutos, que ele chorou copiosamente, repetindo o mantra "EU NÃO VOU PRA ESCOLA" e eu tentando da forma mais suave dizer a ele que era preciso e ao mesmo tempo , pedindo à Deus que me desse as palavras certas pra acalmá-lo.
Ao parar na frente da escola , essa criança teve uma crise, daquelas que os lábios tremem e ficam roxos ....o que fazer meu Senhor??? Como agir ???
Tive que respirar, ser forte e fazer o que tinha que ser feito, não podia deixar ele tomar comando da situação, se eu deixasse ele ficar, isso seria a sentença de que ele poderia fazer isso sempre que quisesse. 
Pulei pro banco de trás, olhei bem pra ele e com certa firmeza (eu diria, bastante firmeza), tive que dar um "choque" nele, dizendo que ele não tinha a opção de escolher ir ou não ir pra aula, isso não estava em questão, a opção que ele tinha era de entrar como um homenzinho de cabeça erguida e enfrentar seu medo ou entrar como um bebezão com todos olhando pra ele e ser conhecido como o chorão !!!
Parece que aquilo realmente o fez acordar, continuei falando o quanto lutamos por ele, pra conseguir aquela vaga, o quanto eu o amava e queria que ele estive bem ...blá,blá,blá !!!
Deu certo, num ato corajoso, ele parou de chorar, limpou seus olhinhos,me abraçou e pediu desculpas.
Saímos do carro em direção à escola ...suas mãozinhas não se desgrudaram das minhas até a hora que tive que deixá-lo. Lá não pude ficar com ele nem um minuto como pude com a Manu.Ele entrou sem olhar pra trás, eu saí sem rumo nem direção, meu coração ficou ali, só pegaria de volta na hora da saída.
Nunca tive um dia tão difícil desde que cheguei (não que não me preocupe com Pedro e Manu, mas sei que eles são mais extrovertidos e corajosos que o Gu).
Chegou a hora de ir buscá-lo....parece que demorou uma vida ..... 
Fiquei ali, esperando a porta ser aberta, quando de repente vejo alguém me acenando pelo vidro .... era ele, sorrindo e me mandando beijos, como se aquele seu primeiro dia fosse um dia como qualquer outro.
E eu,naquela mistura de alegria e emoção, quase esqueço de pegar meu coração que tinha deixado bem ali ao lado dele .....

Única foto que conseguimos antes de ir pra aula....












Entrada da escola.





Esta é a classe dele, quando vou pegá-lo ele já me vê e corre pra porta.

Sua saída triunfal !!

Irmãos trocando experiência de vida....

Contando as novidades.

Isso ele ganhou pra poder se comunicar enquanto não sabe inglês.

Estacionamento de bikes ""

Segundo dia.....já bem melhor !!

Se exibindo pros amigos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário