sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Preconceito.

Significado de Preconceito

s.m. Opinião ou pensamento acerca de algo ou de alguém cujo teor é construído a partir de análises sem fundamentos, sendo preconcebidas sem conhecimento e/ou reflexão; prejulgamento.
Forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos por tê-los prejulgado.
Repúdio demonstrado ou efetivado através de discriminação por grupos religiosos, pessoas, ideias; pode-se referir também à sexualidade, à raça, à nacionalidade etc; intolerância. 
Comportamento que demonstra esse repúdio.
Convicção fundamentada em crenças ou superstições; cisma. 
(Etm. pré + conceito)

Nas últimas semanas, depois das eleições, houve uma avalanche, um verdadeiro derramamento de preconceitos nas redes sociais devido às eleições no Brasil.
Foram milhões de posts pedindo a separação do país, da "culpa" que o Norte e Nordeste têm por o PT ter levado a faixa da presidência novamente,  centenas de frases destrutivas quanto a dignidade de PESSOAS, sem se importarem se ela votou ou não, como se todos os nordestinos e nortistas tivessem votado 100% na Dilma e 100% dos paulistas e sulistas no Aécio.
Uma vergonhosa briga entre uma mesma pátria.
Isso é apenas um exemplo, porque bem sabemos que isso existe no mundo todo, entre todas as raças....entre os humanos !!!
Isso acontece na hora em que você vai ao mercado e compra dois tipos de papel higiênico, uma pro SEU banheiro e o outro pro da sua empregada, como se o FIFIÓ dela fosse diferente do seu (desculpa a grosseria, mas às vezes temos que usar desse artifício pra ver se assim você é entendido), isso acontece quando você fala que aquela pessoa é Paraíba ou Baiana, querendo dizer que de uma modo "pejorativo" ela é menos que você, isso acontece num olhar, numa palavra ....num simples gesto !!
Longe de ser hipócrita ..... também cometo preconceito, infelizmente ...que vergonha.
Mas uma coisa eu posso afirmar, que tenho aprendido muito, muitíssimo .....sobre esse mal.
Nós bem sabemos que só podemos saber o que uma pessoa sente, quando nós próprios sentimos na pele .... pois é , é o que está acontecendo conosco e posso dar uma certeza , não é nada fácil !!
Sou branca, cabelos e olhos claros, nascida na classe média, 3º grau completo, 2 pós graduações, bem relacionada ...jamais tive problemas com bullyng, sempre me dei bem com as pessoas, extremamente falante, sociável .... e por ai vaí.
Se você lesse um "C.V." desse, falaria ...mulher de sorte !!! Não tem problemas de preconceito !!!
Há 4 meses atrás, diria: Jamais sofri, não imagino o que é isso, deve ser difícil né??
Hoje minha resposta seria bem diferente... - Desculpe, mas você está enganado, eu sei o que é PRECONCEITO!!
Sei, porque hoje sou o outro lado da moeda, sei porque hoje eu sou "a" imigrante, porque não falo direito a língua de onde estou, porque quando leio um comunicado ou uma palavra, muitas vezes não sei o que significa, sei porque já senti olhar de repúdio, sei porque já ouvi frases que me derrubaram.
Não digo que acontece a toda hora e com todos, absolutamente, os ingleses em geral não fazem isso abertamente,ele são extremamente educados, mas de uma maneira sútil alguns demonstraram um pouco.
Por incrível que pareça, onde mais sinto preconceito, são de outros imigrantes, que já estão aqui faz tempo, já aprenderam melhor o inglês, já fizeram seu dinheiro, já podem exaltar suas vitórias ...... 
Essa semana foi uma daquelas, fui super maltratada ao telefone, apesar de responder a todas as perguntas, mas algumas vezes pedir pra repetir mais devagar , a pessoa que me atendeu, deixando transparecer sua impaciência, após ter de repetir 2 vezes a mesma pergunta, me mandou grosseiramente que desligasse e só voltasse a ligar quando alguém que soubesse falar direito ligasse por mim (não foi a primeira vez que isso aconteceu) .....isso realmente me deixou extremamente abalada, justo esse dia, que tinha acabado de fazer um "speech" (discurso) na aula de inglês e tinha ido tão bem ?? Justo hoje que resolvi tantas coisas e vem essa mulher destruir minha confiança ???
Mas nada foi tão horrível (até agora), do que aconteceu hoje.
Fomos acertar as contas com o antigo proprietário da casa ( ele nos devia dinheiro por termos saída antes da hora.) com uma amiga  que foi conosco pra ajudar na transação e por conhecer ele há alguns anos. 
Dono, que é um imigrante Turco, que também algum dia chegou aqui com sonhos, que também passou por preconceitos, que também engoliu sapos e não falava um bom inglês .......mas ele se esqueceu disso, esqueceu de seu povo sofrido e dos próprios preconceitos que deve passar às vezes e nos tratou como LIXO, e digo com propriedade, LIXO. Falava com nossa amiga como se fossemos invisíveis, como se não pudéssemos entender todos os absurdos que saiu de sua boca, não teve a hombridade de me olhar no olho e me ouvir ....sai de lá ouvindo que sujamos o nome dos brasileiros, por ter deixado a casa dele em péssimo estado, o que foi uma mentira deslavada, pois cuidamos da casa dele como se fosse minha, porque não colocamos um prego em sua parede, porque tirei as "cracas" que havia nas torneiras, porque antes de deixar a casa, passei aspirador pra deixá-la limpinha !!! Tudo isso por que não queria nos devolver algumas libras que eram nossa por direito, ele preferiu ferir o que tínhamos de mais precioso ...nossa honra !!
Então, antes de você se dirigir a uma pessoa com desdém, devido sua raça, seu nível cultural ou seja lá o que for, pense antes , não importa se ela falar "nóis vai", não importa se ela não se vestir do jeito apropriado, não importa a cor ou em quem ela voltou...essa pessoa é de carne e osso, ela tem alma e sentimento...igualzinho á você !!!!
Porque não há diferença entre um nordestino chega na rodoviária de São Paulo,  com seus pertences empacotados em caixas de papelão, enrolados em trouxas de lençóis ou em sacolas de feira com sua família à tira colo em São Paulo e uma dentista especialista em endodontia e um fisioterapeuta especialista em quiropraxia, descendo no aeroporto de Londres com todas suas tralhas  em 10 malas e seus 3 filhos, porque todos nós SOMOS ABSOLUTAMENTE IGUAIS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário