sábado, 20 de agosto de 2016

Enfim....férias !! Na estrada (parte 1)








Enfim....férias !!!
Nossa primeira após chegarmos aqui !!!
Demorou tanto, mas valeu cada segundo por essa espera.
A experiência que tivemos foi sensacional, não só por percorrermos quilometros e quilometros pela França, Suiça, Alemanha, Luxemburgo e Bélgica, mas pela experiência familiar, que acredito hoje em dia estar praticamente extinta.
Antes de embarcarmos nessa "aventura", fizemos alguns "test drives" pela Inglaterra, o que só nos deu certeza que tudo daria certo.
Clarooooo que houve brigas, desentendimentos e stress, se você vai de avião, num all inclusive onde você só tem que fechar a mala e ir embora, imagina num MOTORHOME , onde 5 pessoas convivem num espaço minúsculo...e uma dessas 5 pessoas é um adolescente ???
Mas nós costumamos brincar que se tiver comida pros nossos filhos mastigarem....podemos ir pra lua, que vai dar tudo certo.

Ele foi o primeiro a entrar.....e ainda falta 1 hora pra sairmos !!! Reparem na pia.....as comidas já não cabiam mais !!!
Então.....imaginem quantas toneladas esse MOTORHOME pesava ???
Não tenho idéia, mas foi que foi gemendo o pobre coitado.
A noite anterior era de muita ansiedade, na verdade saimos as 10 da noite pra pegarmos o ferry boat  à 3hs da  manhã em Dover e de lá atravessamos para descermos em Calais (aquela cidade onde estão a maioria dos campos de refugiados da Síria).
Na verdade o Ferry Boat mais parece um navio de cruzeiro, pois tem tudo que você possa imaginar nele e as crianças não quiseram saber de dormir....e lá fui eu pra cima pra eles poderem ver a França, mesmo antes de chegar.


França à vista !!!

Já dentro de Ferry Boat





Não fizemos muitos planos de rotas, nosso camping estava reservado pra 2 dias aós nossa chegada, então tínhamos tempo suficiente pra irmos devagar e conhecer vilarejos e e as belezas do interior do nordeste da França.
Como iríamos para uma cidade entre a Suiça e França, na beira do Lago de Genebra, descemos pelo nordeste, onde se encontra as regiões de Champagne e Borgonha. e nosso objetivo era chegar à Dijon (tem ali no mapa), mas se tivesse coisas mais interessantes....apenas deixar nosso "barco" à deriva e parar onde bem quiséssemos !!



Ficamos nessa parte azul clara (Rhone-Alps) bem no primeiro "biquinho" (que é o lago) do lado  direito do mapa.


Erro de principiantes, infelizmente essa parte da França não tem NADA, e quando digo NADA é NADA.
Com certeza um turismo estritamente feito para os amantes de Vinhos e Champagne deve valer muito a pena, mas se você quer se encantar com vistas lindas e vilarejos pitorescos, decididamente essa não é a rota.
Acostumados com a Inglaterra (pelo menos o sul dela) com lugares maravilhosos, tivemos uma decepção enorme.
Quilometros e quilometros de estrada sem se ver nada, a não ser plantações e mais plantações.
Centenas de cidades sem uma viva alma na rua, sem charme e mais pequenas que Maracaí e Piacatu (cidades brasileiras que eu conheço e agora se tornaram pra mim megalópole).
Além de tudo , não havia um posto de gasolina, um lugar pra se comprar algo (tá certo que decidimos não ir pelas motorway onde há suporte a cada 20 milhas e queríamos desbravar o interior, mas não esperávamos por isso!).
No começo tava até engraçado, mas foi ficando tenso quando o ponteiro do diesel começou a zerar e por sorte encontrarmos uma francesa bondosa que depois de muita mímica (francês realmente NÃO fala uma palavra em inglês) pegou o próprio carro e nos levou no que era suposto ser um posto.
Era um botequinho com 2 bombas na calçada e pra saber o que era diesel???
O Jorge teve que derramar na mão e cheirar !!! E aprendemos uma palavra importante em francês: GAZOLE (que quer dizer: DIESEL)
Ok....sigamos pra Dijon por favor...e rápido, pois aqui não tem muito pra se ver.
Se não fosse CHAMPAGNE aparecer e nos dar um leve alívio, de saber que existe uma cidadezinha fofa no Nordeste da França.
Mas paramos só pra dar uma volta e seguimos viagem.....



Esse foi nosso "posto de GAZOLE"




CHAMPAGNE

PREFEITURA DE CHAMPAGNE


Ainda foi uma pernada .... mas chegamos em Dijon.
Encontramos um camping fácil, sem muito atrativos mas perto da cidade, poderíamos ir à pé e não teríamos problemas com transporte.
Chegamos podres e só pensávamos em tomar um banho e comer um churrasquinho (que a carne já estava descongelando) ...mas quem disse que era permitido churrasco??
O jeito foi comer algo fácil e rápido e descansar pois no dia seguinte começaríamos nossas andanças por Dijon. 



DIJON

Dijon é uma cidade conhecida como a segunda Paris e é claro por sua famosa MOSTARDA DIJON. 
É considerada pela Unesco , PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE e é uma das cidades mais visitadas do país.
Fora isso ela tem uma curiosidade, todo o centro histórico, você encontra uma placa de bronze com o desenho de uma CORUJINHA (símbolo da cidade), indicando a rota a seguir e não perder nenhuma atração.
Uma outra  curiosidade, que poucos sabem, é da existência de uma coruja esculpida numa parede externa  da Igreja de Notre Dame ( e é por isso que o símbolo da cidade é ela) que acreditá-se que se você tocá-la com a mão esquerda, terá sorte pela vida toda....e é claro que fomos procurá-la né??








Olha a corujinha da sorte aqui aqui !!!


A cidade realmente é linda, muito preservada, e no centro dela temos o Palácio da Justiça e o dos Duques de Borgonha, que atualmente á a Prefeitura e o museu de Belas Artes.

  

O que chama muito atenção também, são os telhados de algumas casas, todos coloridos com desenhos simétricos.
Antigamente, isso era indício de que alguém muito importante morava ali....




Outras paisagens lindíssimas também nos chamaram a atenção, como um carrossel de 1900 que permanece na cidade e funciona, as lojas de mostarda, com sabores pra lá de diferentes, a réplica (pequena) do Arco do triunfo de Paris e a arquitetura, que como quase todos os lugares daqui...sempre nos encanta.










Dijon deixou uma impressão mais ou menos, não digo que voltaria pra lá.
Talvez pela canseira, não aproveitamos tudo que pudemos.
Tudo que queríamos nos fim da tarde era recarregar as baterias....e botar as rodas na estrada, pra encontrar o que mais desejávamos naquele momento...... muito sol e água fresca ( e algum lugar pra fazer churrasco antes que nossa carne virasse comida de cachorro)
E isso sabíamos que estava à nossa espera, afinal, estávamos indo pra um lago de degelo e água fresca é o que não iria faltar.....

PS: Vou postar a viagem em partes, senão ninguém aguenta ler, rsrsrs!!!!
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário