sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Merry Christmas .... nosso primeiro Natal na Inglaterra.






Desde de sempre vemos o Papai Noel, com sua pança enorme, barba branca e cheio de roupa....nem um pouco propício para os trópicos brasileiro , mas aqui, nas Terras da rainha, tudo faz mais sentido, afinal é frio e a possibilidade de nevar é 1000% maior que no Brasil !!
O clima natalino chegou faz tempo por aqui, os ingleses, apesar de não serem muito religiosos, curtem exageradamente essa época e esperam ansiosos pelo dia 25, tanto ou mais que uma criança.
As lojas são inundadas de enfeites e apetrechos de todos os tipos, jeitos e tamanhos.
Aqueles famosos agasalhos de lã com desenhos de renas,Papai Noel e bonecos de neve que vemos nos filmes ( e eu sempre achei ser sátira) são realmente usados durante todo mês de dezembro e você que não compre o seu com antecedência....fica sem !!! 
Mas não é só isso, tem gorros, luvas, cachecóis, pijamas, pantufas, tiaras, brincos, meias, cuecas e calçinhas....absolutamente TUDO relacionado ao Natal.
É hora de todos voltarem a ser crianças e não existe idade pra usar e abusar de tudo isso (é uma pena não poder tirar foto de tudo isso, meu sonho agora é ter uma câmera fotográfica estilo 007 pra poder tirar foto das pessoas nas ruas, aquelas de espião, tipo um broche ou uma caneta, sabe?)
Os carros são enfeitados, com chifrinhos de rena nas janelas e narizinho vermelho no capô da frente.
Tudo é vermelho e verde....tudo se torna um sonho.
Tem um canal especial, onde passa filme natalino 24hs por dia e as rádios, a cada 5 músicas...uma é de Natal, mas não pense que é Robertos Carlos ( Deus que me perdoe!!), nem Simone !!! É Beatles, Mariah Carey, Elton John cantando músicas deliciosas, tem em ritmo de rock, caribenha, jazz e até uma toda sexy, chamando o bom velhinho de Santa Baby !!!
Sem falar na tradição dos cartões de Natal, um mais lindo que o outro, onde quer que você vá, vê pessoas trocando entre si, são centenas de modelos, vendido em todos os lugares com preços para todos os bolsos.
As crianças nas escolas fazem um para cada amiguinho e são retribuídos da mesma forma.
Aqui em casa, só a Manu fez 34 deles, sozinha e o Gu mais 32. Já o Pedro, por estar na adolescência, pulou essa !!
Os parapeitos das janelas são verdadeiros depósito de cartões....
Outra coisa muito comum, são os calendários que contam os dias pra chegar dia 24, tem uns que você marca apenas com a caneta, outros com adesivo e uns mais apetitosos, que cada dia que passa, abre uma portinha onde encontra um chocolate pra saborear homeopaticamente um a cada dia.
O clima é delicioso e nem o frio esfria essa tradição inglesa....as pessoas contam as horas, os minutos os segundos ....
Aqui não se comemora a véspera, apenas dia 25  e não se junta tantas pessoas como estamos acostumados, geralmente só a família (pais, crianças e avós) e o famoso amigo secreto (SECRET SANTA) se faz apenas nos escritórios.
A ceia inglesa é diferente, não tem aquela mistura deliciosa de frutas com salgado (arroz com uvas passas, tender com abacaxi...hummmm !!), nossas mesas de sobremesa e aquele arranjo de frutas tropicais maravilhoso.
 Tem o peru que é "de lei", batatas assadas, cenouras, couve de bruxelas e de sobremesa as Mince Pies (tortinhas doces com gosto acentuado de especiarias, que particularmente gostei bastante) e o famigerado (pra mim) Christmas Pudding, que eles servem flambado, mas eu não curti muito não !!!
Mas como nunca escondi minha aversão pelo gosto culinário inglês....a comida inglesa merece a fama que tem !!!
Esse ano devido a tantas mudanças, a grana curta...resolvemos não investir muito na decoração, fizemos nosso "cantinho" na sala, onde coloquei os cartões que ganhamos, as coisinhas que as crianças confeccionaram na escola e um SNOW GLOBE, que eu sempre sonhei em ter e ao dar corda toca "We wish you a Merry Christmas"....ficou clean, ficou delicado....ficou minha melhor decoração de Natal até hoje !!!!!
A proximidade da data nos fez relembrar muitas coisas, momentos em família, saudades dos nossos pais, irmãos, parentes e amigos...... do calor, daquela cervejinha gelada, brincadeiras de amigo secreto, histórias contadas da infância que todo santo Natal é relembrada, pés imundos de tanto arrastar no chão depois de tirar aquele salto, dor na batata da perna de tanto dançar,na barriga de tanto rir e na consciência de tanto comer .....
Esse ano nada disso iria acontecer....
Nossa ceia não foi ceia, foi almoço do dia 24, pois o Jorge iria trabalhar e não sabíamos que horas ele voltaria.
O menu foi bife acebolado (praticamente não comemos carne vermelha aqui, porque os cortes daqui são diferentes e ruins e o corte brasileiro é o olho da cara!!), creme de milho, arroz e salada e de sobremesa ...waffles com custard (um creme doce típico daqui) e ganache de chocolate.
Nossa noite foi mais do que tranquila, de pijama, aquecedor ligado e filminho de Natal.
Antes de colocar as crianças pra dormir, fomos jogar comidinha pras renas (outra tradição daqui, onde se mistura aveia com algo que brilhe bastante, tipo glitter para que as renas possam enxergar lá do céu) e deixar a mesa do Papai Noel preparada, com cookies, Mince Pie e um generoso copo de leite (que foi devidamente devorada por essa pessoa que vos escreve!!)
Eles foram dormir eufóricos....e super preocupados, pois não sabiam por onde Papai Noel iria entrar.
Bem mais tarde, abrimos o sótão ( por onde aquele danado entrou e não teve a coragem de fechar depois) , arrumamos os presentinhos e fomos logo dormir, pois sabíamos que logo cedo eles estariam de pé.
....às 5 hs da matina, Augusto já perambulava pela casa, atrás de pistas sobre o bom velhinho, mas com sorte conseguimos mais 3 horas de sono, depois disso, foi difícil segurá-los.
Tantos anos acostumados a ganhar farturas de presentes, pacotes e pacotes...... ao verem ali, apenas 2 presentinhos pra cada, não perderam o sorriso no rosto, e a alegria de abrirem aqueles dois pacotinhos, não era muito diferente de abri vários.
Eram poucos, mas eram justamente o que queriam.... Ana e Elza pra Manu , 2 Nerfs pro meu futuro policial Gu e uma graninha pro Sr. Pedro.
Tomamos um delicioso café, arrumamos a casa, preparamos um delicioso lanche para amigos queridos que viriam nos visitar.
Eles chegaram, trazendo o Arthur, um bebê delicioso de 3 meses...e junto deles um carinho especial que encheu nossa casa de amor, amizade e alegria ....igualzinho aquele que deixamos lá no Brasil !!!!


Famosos Jumper Christmas


Olha o nariz da rena !!!

Chifrinhos de rena !!!


Olha a lista de cartões !!!!



Parapeito da janela....lotado de cartões !!!





Jumper Christmas da Manu

Enfeites de cabelo...quando ela mexe faz barulhinho.



Olha o chapéu de rena !!!

Fazendo cookies




Meu presente de Natal...... não tem preço !!!

Nosso "canto de Natal"


Preparando a comida da rena.

Espalhando tudo....

Guloseimas do Papai Noel

Nosso  primeiro Natal ...... né Arthur ???








Nenhum comentário:

Postar um comentário