segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Primeiro dia de aula (Manuela)

Na Inglaterra, o ano letivo começa em Setembro.
Como o ensino público por aqui é excelente, a maioria das crianças estão matriculadas nessas escolas, claro que, como em qualquer outro lugar do mundo, existem aquelas que são ótimas, as boas e as não tão boas, por isso conta muito o "bairro" em que você vai morar.
Na nossa região, há várias escolas e todas com excelente reputação, só aqui próximo de casa tem 3.
Aqui a escolha da escola não depende de você e sim do "council", que seria o prefeito (e todas as secretarias envolvidas), portanto você tem que preencher um formulário, dizendo onde mora e dando 3 opções de escola para seu filho estudar, daí ele irão escolher dependendo das vagas e lugar que você mora.
Como chegamos nas férias de verão (e férias aqui inclui TODOS da escola- alunos, professores, secretárias, diretora...) os requerimentos só foram pras escolas no primeiro dia de aula.
O Pedro foi o primeiro a ser chamado, mas como vai pra uma ACADEMY, que exige terno e gravata, só poderá começar as aulas devidamente uniformizado o que demora um pouco até chegar todos os itens que eles exigem.
Já a Manu, foi chamada na sexta passada (06/09) pra começar na segunda, já que seu uniforme se encontra em qualquer supermercado daqui e é praticamente o mesmo nas PRIMARYS SCHOOLS, onde só muda a cor do casaquinho.
Já o senhor Augusto está uma novela, pois não existe uma só vaga pro YEAR 3, que seria sua série, mas como aqui é proibido criança fora da escola, eles darão um jeito até segunda, assim espero.
Mas esse post é pra falar da minha princesinha, que definitivamente é a que mais se interessa por aprender, a mais independente e esperta dos meus filhos (será que é por ser mulher???)
Desde o dia que soubemos que em que escola ela vibrou de alegria (está de férias desde o dia 12 de junho...não aguenta mais ficar em casa) e já fomos correndo comprar as coisas.
Na noite de domingo ela mal conseguia dormir de tanta agitação , nem imagino o que se passou na cabeçinha dela, se eu estava ansiosa, imaginem ela?!?!?!
Depois de tanto tempo acordando e dormindo mais tarde, a correria da manhã me trouxe até conforto, já estava com saudade de ter horários e rotina pra cumprir.
Manuela já acordou sorrindo e correu pro banho pra espantar a preguiça.
A alegria dela de colocar o uniforme novo não tem como descrever, vaidosa como ele só, ir de sainha e maia calça pra ela foi a glória.




A escola é aqui atrás de casa e o caminho e delicioso, passamos no meio de uma mata cheia de berrys pra chegar lá e não dá 10 minutos de caminhada.



Como hoje era seu primeiro dia, entramos com ela e pedi a Mrs Forde (sua professora) se eu poderia ficar por lá.
Meu Deus....como é linda a escolinha. A classe dela é um sonho, enormeeee, toda "dividida" por setores, onde tem muitos brinquedos, cantinho da leitura, piazinha com fogão e tudo mais, computador, mesa de areia ... ela é inteirinha decorada....
Quando ela chegou, já tinha seu cabide pro casaco e  mala, sua gavetinha pro material (que eu não tenho que comprar absolutamente nada)..... tudo arrumadinho para recebê-la.
Ao chegar, dava pra ouvir seu coraçãozinho de longe, ali ela se deparou com a realidade e vi nos seus olhos o desespero de estar num lugar onde ela sabia que eu ou o pai ou os irmãos não estariam do lado dela.
Mesmo ela sendo tão esperta, de ter feito várias amizades na rua com a vizinhança, ali era diferente e senti seu medo.
Se pra mim, toda essa mudança é difícil, imagina pra um serzinho de 5 anos.
Sem ela se desgrudar da minha mão, a aula começou. Sentamos no chão e Mrs Forde fez uma apresentação da nova aluna MANUELA, que delicadeza de mulher, falou com todo carinho que uma nova amiguinha havia chegado, que ela tinha vindo de um país do outro lado do oceano, um país enorme e muito lindo, onde o sol brilhava quase o ano todo.
Explicou que ela não sabia falar inglês e que precisaria de todo carinho dos amiguinhos. elegeu duas amiguinhas  pra ficar com ela o tempo todo e mostrar à ela tudo que ela deveria saber, MOLLY e SKY.
Que douçuras, levantaram na hora, cada uma sentou num lado da Manu e deram a mãozinha pra ela.
Manu não quis saber muito, mas aos poucos ela aceitou.
A professora tem um tipo de chocalho e cada vez que ela toca, as crianças imediatamente  param o que estão fazendo e escutam, impressionante !!!
A primeira atividade de todos os dias é ir para um salão, onde todas as classes se encontram, sentam e ouvem uma história.
A história de hoje foi sobre a "mão", o que eles poderia fazer de BOM com as mãos (carinho, abraço, bater palmas...) e de MAL (bater, esmurrar, beliscar...), cada um levanta a mão pra falar e nenhum fala sem a professora dar permissão. No fim ela explicou que eles tem que pensar nas ações , pois depois de feitas, não há como voltar atrás. Fazem uma prece (a escola é católica) e voltam pra classe.
As crianças da classe dela já sabem ler e escrever, e ao chegarem na classe, eles tem uma dinâmica bem diferente do que estamos acostumados.
Não existe o conceito de sentar a bunda na cadeira e lá ficar o dia inteiro.
Eles são divididos em grupos, uns ficaram brincando com legos, casinhas de boneca, dinossauros, outros deitados no cantinho da leitura lendo, outros na mesa de areia , alguns num grupo em que encontravam as palavras correspondente ao desenho e outros com a professora aprendendo e esses grupos mudavam de atividade a cada tantos minutos.
Ninguém fica estático, mas mesmo assim, você não vê uma briga, um grito e ninguém correndo e bagunçando.
Manuela se soltou um pouco e foi pra mesa de desenhos, mas sempre de olho em mim e pedindo pra eu não ir embora
Ao tocar o chocalho, era hora de todos se unirem, cada um guardou seu brinquedo no lugar, uma ajuda o outro, recolhem as fichinhas, os que estão na areia limpam a mesa e o chão e vão bater papo com a professora.
Fiquei maravilhada com a educação e organização de crianças de 5 anos, simplesmente fantástico.
Era hora de comer fruta e ir pro parque, mas dali pra frente a professora me pediu que eu fosse embora.
Eu sabia que era necessário, mas não foi fácil. Ouvia os gritos da Manu lá de fora da escola....nada fácil, mas sabia que estava em boas mãos. Elas estão acostumadas e preparadas pra isso .
Das 11:30 às 15 hs, meu coração ficou lá com a Manu, mas se ninguém me ligou, era porque tudo corria bem.
Na saída, estávamos todos na torcida e quando vimos o sorriso dela ........ soubemos que tudo tinha dado certo.
Ela não quis falar muito sobre o dia dela,só sei que ela chorou muito e que adorou a comida (não sei porque, se a mãe dela cozinha tão bem!! Rsrsrsr!!!), mas acredito que daqui a pouco ela começa a contar.
E como eu bem sabia, minha princesinha passou por mais essa, sem grandes problemas e enfrentando coisas que muita gente grande jamais teria coragem.
Parabéns MANUELA, mamãe, papai e seus irmãos te admiram muito......













Nenhum comentário:

Postar um comentário