segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Cirencester - Church St John of Baptist.






 E nem só de trabalho vive o Britânico !!!
Hoje, 25 de Agosto, é o Summer Bank Day, um feriado que tem para quem vive por aqui, aproveite o finalzinho do verão.
Ironicamente o dia hoje amanheceu bem chuvoso e frio, mas não seria isso que nos impediria de sair, afinal, aqui ninguém se importa com chuva e frio. Os turistas, porque ""estão pagandooooo", como diria aquela irritante do Zorra Total e os ingleses se forem ligar pra isso, não sairiam quase nunca.
Eu ainda tenho muito que aprender com eles, porque se passar uma nuvem ameaçando chuva por cima de mim, já saio correndo com o que tiver na mão cobrindo o cabelo (vou ter que aprender que chapinha e progressiva definitivamente não foi feito pra se viver aqui, e assumir de vez meu cabelo com volume !!).
É impressionante, você tá andando, de repente cai aquela chuva, ninguém, absolutamente ninguém adianta o passo, eles simplesmente continuam andando, como se nada tivesse acontecido.
Eu já comprei metade do meu kit básico: um guarda-chuva e uma capa que vem num saquinho, que cabe em qualquer bolsa, trovejou ....eu já saco ele da bolsa !!! Faltam minhas galochas (todo mundo tem a sua aqui), estilo Peppa Pig, sabe??? Tem cada uma fashion aqui que até dá vontade de ter.
Enfim, depois de muito pesquisar, acabamos optando por uma cidade aqui pertinho, há 28km, CIRENCESTER.
O caminho, como sempre,lindas paisagens e no meio do nada, casas deslumbrantes e igrejinhas escondidas e não demorou muito chegamos nela.
Alguma coisa me dizia que tinha de conhecê-la e agora sei porque.
Porque ela é LINDA  !!! Ela é uma cidadezinha que gostaria de viver, uma Vinhedo em UK !!!
Ela faz parte de COTSWOLD, uma região que tem muitos lagos, composta de várias cidadezinhas e grande potencial turístico daqui.
Conhecida como a capital de Cotswold, na época romana, foi a segunda maior cidade da Grã-Bretanha.
O centro dela é cheio de lojinhas e vielas pra lá de charmosas e é onde se encontra a CHURCH of ST JOHN  the BAPTIST, uma das maiores e mais elegantes igrejas da época medieval do país (puxa aqui sempre é a MAIS velha, MAIS importante, MAIOR ... do mundo !! Bethinha não deixa barato, né?? Que mania de grandeza essa Rainha !!!)
Essa é a primeira igreja que conseguimos entrar, pois TODAS por que passamos estavam fechadas e isso me deixou bem feliz, pis estava louca pra ver uma delas por dentro.
Ela começou a ser construída em 1240, em estilo gótico, pelo Henrique I que desde então foi aumentada , tanto em tamanho como em altura e terminada em 1500 (e o Brasil tinha acabado de ser descoberto !!) e ainda sofreu outras reformas.
Me lembrei de um filme , que é composto de 4 partes, PILARES DA TERRA, conta a história de como eram construídas as igrejas nessa época e toda a intriga que envolvia tais construções, quem puder assistir....super recomendo.
Por dentro você percebe que ela tem várias capelas que formam uma só igreja, o teto é altíssimo, os vitrais são magníficos e durante a 1ª e 2ª guerra eles foram todos retirados para não serem danificados. Em toda a igreja existe  vários corpos  enterrados, pessoas que foram importantes pra igreja, tanto no piso, como nas paredes e todos são marcados com placas de mármore ou mesmo gravado no chão.
Depois de percorrermos toda ela por dentro, fomos ver o tinha no lado de fora e como a maioria das igrejas daqui, elas possuem cemitérios, daqueles bem fantasmagóricos, com lápides antiquíssimas, mas tão lindas de ver, mais uma vez, sempre bem repetitiva, me senti num filme.
O resto da exploração teve de ser deixada pra próxima, pois a chuva apertou e como eu já disse, ainda não estou pronta pra isso !!!


Olha que legal, quem tem dificuldade de locomoção também anda nas estradas e ninguém passa por cima. Nesse colete, está escrito pra quem vem de carro, respeitar e andar devagar.

Estradinhas.....

Olha essa casa!!! Num vilarejo de umas 4 casinhas !!

Notem a largura das ruas !!!

Os muros são de pedras sobre pedra e não há nenhum tipo de cimento ou material pra "grudá-las"




Aqui é o centrinho de Cirencester, até agora o único lugar que vi cores na parte externa . aqui tudo é bem monocromático


Estacionamento, aqui você sempre paga alguma coisa pra deixar seu carro, mesmo estando na rua.




Uma das capelas que formam a Igreja de São João Batista


Nave principal.

Placas de mármore que homenageiam os benfeitores da cidade e igreja.

Vitrais seculares.

Acendendo a velinha pro anjinho da guarda.

Momento de agradecer !!

 Capela de Nossa Senhora , esses arcos que estão no canto do altar  (1620), é túmulo de um casal

Aqui dá pra ver melhor.

Órgão com pintura à ouro.


Esse é um púlpito do séc. 15, muito importante, pois foi o único que ficou intacto, outros como esse foram totalmente destruídos ou bem danificados na época da "REFORMA", dizem que ele foi polpado por não ter nenhum simbolismo religioso, já que ele parece uma garrafa de vinho de ponta cabeça.


Parte externa, essas florzinhas que aparecem, são homenagens aos heróis da guerra. Na verdade são cruzes de madeira com uma flor que simboliza esses heróis.

Toda cidade que perdeu alguém pra guerra tem um memorial, aqui estão o de Cirencester.


Parte de trás da igreja, o cemitério.


Apesar de parecer macabro, esses cemitérios passam uma paz muito grande e as lápides são um passeio na história.

Augusto dando palestra.


E jamais pense que você não tomará multa porque o tempo está péssimo, isso aqui não acontece...o guardinha sempre aparece, faça tornado ou faça nevasca, tem sempre um pra te multar !!!




























Nenhum comentário:

Postar um comentário